segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Visão de Jesus em Apocalipse



 Visão de Jesus em Apocalipse  
Ambos os encontros testemunham, embora com alguma diferença, que os dois homens (em Daniel e no Apocalipse) usavam túnica  de linho branco com um cinto de ouro, ambos  tinham olhos como tochas, pés de bronze polido, face que brilhava como um sol  e voz que soava como  som de águas correntes. Com efeito esta é uma notável semelhança.


No entanto, além desta notável semelhança, também existem outras diferenças marcantes. O Filho do Homem no Apocalipse é visto com o cabelo  branco como a lã e a neve (vs. 14) e no meio da descrição são acrescentadas  duas descrições visuais mais importantes  – ele segurava  em sua mão sete estrelas e de sua boca saia  a espada de dois gumes.

Curiosamente, a brancura dos cabelos evoca um outro texto também localizado no Livro de Daniel. O Deus Todo-Poderoso de Israel é descrito como o Ancião dos Dias, que não apenas usa uma túnica branca mas,  também tem o cabelo todo branco. Em Daniel 7:9-10 lemos sobre esse magnífico encontro:

“Continuei olhando e vi que foram postos alguns tronos  e o Ancião dos Dias tomou Seu assento; Sua vestimenta era branca como a neve e o cabelo de Sua cabeça como a pura lã. Seu trono e Suas rodas  pareciam labaredas de fogo,  e de um lugar em frente ao trono saia um rio de fogo. Havia ali milhares e milhares de pessoas que adoravam aquele que estava sentado no trono e miríades  estavam diante dele; a corte sentou-se no tribunal, e abriram-se os livros”.

Assim uma  característica interessante  que aparece no Livro de Apocalipse e pode ser notada na descrição do ser celestial semelhante a anjo  (Filho do Homem) está  em alguns detalhes importantes (túnica branca e cabelo)  misturada com a descrição do Ancião dos Dias. Não podemos ainda falar de fusão completa dos personagens, mas certas semelhanças  expressas,  no entanto, tornam-se evidentes.


No livro apócrifo de Enoque: Jesus é chamado de Inicio dos Dias.
“E lá eu vi Aquele que era  o Inicio dos Dias, e Sua cabeça era branca como a lã e com Ele estava outro ser cujo semblante tinha a aparência de um homem, e seu rosto estava cheio de bondade, como um dos anjos sagrados. E perguntei ao anjo que foi comigo e me mostrou todas as coisas ocultas, sobre esse  Filho do Homem, quem ele era, e onde ele estava, (e) por que ele acompanhou o Inicio dos Dias? E ele, respondendo, disse-me: Este é o Filho do Homem   a quem pertence a justiça, com quem habita a retidão,  e que revela todos os tesouros do que está oculto, pois  o Senhor dos Espíritos o escolheu,  aquele que  tem a grande preeminência diante  do Senhor dos Espíritos em eterna retidão”.

Como em muitas passagens apocalípticas  a figura do Filho do Homem está na presença do Senhor dos Espíritos. Nesta passagem (que provavelmente João conhece) ele não é aquele com cabelo branco. Talvez  esta seja  a maneira de João misturar intencionalmente o Pai e o Filho.

O ser celestial  semelhante a anjo no Livro do Apocalipse também é visto por João segurando as sete estrelas na mão direita. Embora seja  importante tentar  e identificar o máximo possível  qual o simbolismo por trás das sete estrelas, é mais importante  ver que o fato de que ele as está segurando  todas em sua mão direita fala de sua grande autoridade e poder. Quando chegarmos ao vs. 20 nós discutiremos  com mais  detalhes as opções interpretativas para a frase “as estrelas são os anjos das sete igrejas”, mas por agora, o ponto importante é que estas sete estrelas, independente do que eles representam, estão sob controle completo e inquestionável do ser divino que fala com João.


Nenhum comentário:

Postar um comentário