Os Cinco Maridos da Mulher de Samaritana
Texto: João 4:1-24 - Pr. Leopoldino Vieira Neto ( Diretor do SETES )
Introdução:
No Capitulo quatro de João encontramos Jesus dizendo ser necessário passar por Samaria, poderia ter tomado outro caminho – para não passar em Samaria, por exemplo passar pela Transjordania, porém a Bíblia descreve que era necessário passar por Samaria. Jesus estava querendo mostrar algo... Profético, nos ensinar alguma coisa ao passar por este lugar, Ele atravessa a cidade e para em um poço. O Poço de Jacó – lugar cheio de tradição. Foi nesse lugar que Jacó encontrou Raquel, Foi nesse lugar que o servo de Abraão (Elieser) encontrou a esposa para Isaque – Rebeca. Foi neste lugar que Moíses encontrou Acéfora. Esse poço tinha muita revelação sobre casamento. Mas Jesus trouxe a verdade sobre adoração. A verdadeira Adoração esta ligada ao Casamento do Noivo com a noiva (sua igreja).Jesus em um dialogo com uma mulher Samaritana que a principio recusava-se em dar-lhe água.
Questiona ela uma separação entre Judeus e Samaritanos, logo em seguida a mulher apresenta o Espírito de Religião – falando do poço (dado pelo pai Jacó) afirmando que é fundo. Lêmbre-se o Espírito de Religião é um esforço humano –
Jesus promete água viva – quem a toma jamais terá sede. Tornando-se uma fonte a jorrar para a vida eterna. Disse-lhe a mulher Samaritana: Senhor, dá-me dessa água para que eu não tenha mais sede.
A – A Mulher Samaritana representava o lugar ( a região). Assim como
B – Jesus relaciona-se por Adoração – até que Jesus faz uma pergunta:Vai e chama o teu marido e vem cá.
A Mulher Samaritana Relaciona-se com Ez. 23:1- 4 Na qual SAMARIA é Oolá prostituta. A prostituição ai e adoração a outros deuses. (A verdadeira adoração e sem marido espiritual). Os maridos ai não deixam a mulher samaritana adorar. Poder através de Aliança
- Jesus oferece água mais impõe condições: separar-se dos maridos espirituais
Quem são os Cinco Maridos Espirituais da Mulher Samaritana – 2 Rs 17:24-33 titulo: O Rei Renova renova a população de Samaria.
1. 5 Nações + 7 Deuses = 12 Governo
Babilônia – Deusa: Sucote-Benote
2. Cutã – Deus: Nergal
3. Ava – Deuses: Nibas e Tartaque
4. Hamate – Deus: Asima
5. Sefarvaim – Deuses: Adrameleque e a Anameleque
O sexto (vv33) De maneira que temiam também ao Senhor e ao mesmo tempo serviam aos seus deuses, segundo o costume das nações – Por isso Jesus Diz: é este não é o teu marido.
A – Sucote-Benote ( deusa) Babilônia da Sexualidade: Adoração sexual (perversão sexual)
Fornicação – Impureza Sexual – Pornografia – Mastubação – Sonhos Sexual.(Jezebel)
B – Negal (deus) Cutã – Deus do Abismo/Destruidor (eles murmuravam e liberavam o
Destruidor ) seu culto eram os julgamentos/comentários. Abdon
C – Nibas e Tartaque (deuses) Avar – Ocultismo e feitiçaria (espírito de advinhação) Píton
Em I Sm 15:23 Deus compara a Rebeldia ao pedado de feitiçaria – manda Obedecer
D – Asima (deus) de Hamate- algemado a palavras/falso profetas: não receber profecia de
De quem não tem fruto. (Vivia atrás de profecia )
E – Anameleque e Andrameleque (deuses) Sefarnaitas – pobreza e riqueza (Mamon)
Aquele que adora ao dinheiro.
Conclusão: Quando ela confessa que não tinha marido (v17) recebe a salvação – que afeta a toda a região/Território. (v39) Muitos Samaritanos creram em Jesus, por causa do testemunho da mulher.