segunda-feira, 19 de julho de 2010

Os Cinco maridos da Mulher Samaritana

Os Cinco Maridos da Mulher de Samaritana

Texto: João 4:1-24 - Pr. Leopoldino Vieira Neto ( Diretor do SETES )

Introdução:

No Capitulo quatro de João encontramos Jesus dizendo ser necessário passar por Samaria, poderia ter tomado outro caminho – para não passar em Samaria, por exemplo passar pela Transjordania, porém a Bíblia descreve que era necessário passar por Samaria. Jesus estava querendo mostrar algo... Profético, nos ensinar alguma coisa ao passar por este lugar, Ele atravessa a cidade e para em um poço. O Poço de Jacó – lugar cheio de tradição. Foi nesse lugar que Jacó encontrou Raquel, Foi nesse lugar que o servo de Abraão (Elieser) encontrou a esposa para Isaque – Rebeca. Foi neste lugar que Moíses encontrou Acéfora. Esse poço tinha muita revelação sobre casamento. Mas Jesus trouxe a verdade sobre adoração. A verdadeira Adoração esta ligada ao Casamento do Noivo com a noiva (sua igreja).Jesus em um dialogo com uma mulher Samaritana que a principio recusava-se em dar-lhe água.

Questiona ela uma separação entre Judeus e Samaritanos, logo em seguida a mulher apresenta o Espírito de Religião – falando do poço (dado pelo pai Jacó) afirmando que é fundo. Lêmbre-se o Espírito de Religião é um esforço humano

Jesus promete água viva – quem a toma jamais terá sede. Tornando-se uma fonte a jorrar para a vida eterna. Disse-lhe a mulher Samaritana: Senhor, dá-me dessa água para que eu não tenha mais sede.

A – A Mulher Samaritana representava o lugar ( a região). Assim como

B – Jesus relaciona-se por Adoração – até que Jesus faz uma pergunta:Vai e chama o teu marido e vem cá.

A Mulher Samaritana Relaciona-se com Ez. 23:1- 4 Na qual SAMARIA é Oolá prostituta. A prostituição ai e adoração a outros deuses. (A verdadeira adoração e sem marido espiritual). Os maridos ai não deixam a mulher samaritana adorar. Poder através de Aliança

- Jesus oferece água mais impõe condições: separar-se dos maridos espirituais

Quem são os Cinco Maridos Espirituais da Mulher Samaritana – 2 Rs 17:24-33 titulo: O Rei Renova renova a população de Samaria.

1.

5 Nações + 7 Deuses = 12 Governo

Babilônia – Deusa: Sucote-Benote

2. Cutã – Deus: Nergal

3. Ava – Deuses: Nibas e Tartaque

4. Hamate – Deus: Asima

5. Sefarvaim – Deuses: Adrameleque e a Anameleque

O sexto (vv33) De maneira que temiam também ao Senhor e ao mesmo tempo serviam aos seus deuses, segundo o costume das nações – Por isso Jesus Diz: é este não é o teu marido.

A – Sucote-Benote ( deusa) Babilônia da Sexualidade: Adoração sexual (perversão sexual)

Fornicação – Impureza Sexual – Pornografia – Mastubação – Sonhos Sexual.(Jezebel)

B – Negal (deus) Cutã – Deus do Abismo/Destruidor (eles murmuravam e liberavam o

Destruidor ) seu culto eram os julgamentos/comentários. Abdon

C – Nibas e Tartaque (deuses) Avar – Ocultismo e feitiçaria (espírito de advinhação) Píton

Em I Sm 15:23 Deus compara a Rebeldia ao pedado de feitiçaria – manda Obedecer

D – Asima (deus) de Hamate- algemado a palavras/falso profetas: não receber profecia de

De quem não tem fruto. (Vivia atrás de profecia )

E – Anameleque e Andrameleque (deuses) Sefarnaitas – pobreza e riqueza (Mamon)

Aquele que adora ao dinheiro.

Conclusão: Quando ela confessa que não tinha marido (v17) recebe a salvação – que afeta a toda a região/Território. (v39) Muitos Samaritanos creram em Jesus, por causa do testemunho da mulher.

10 comentários:

  1. Após esta publicação diversos textos surgiram na Internet com este mesmo titulo. Pela data da publicação 19/07/2010 podemos confirmar quem e o original.

    ResponderExcluir
  2. obrigado vir aqui me deixou com um conhecimento e uma explanação melhor deste contexto.

    ResponderExcluir
  3. Original ou não, o texto deveria ser mais detalhado e conclusivo. Obrigado pelo compartilhamento.

    ResponderExcluir
  4. Original ou não, o texto deveria ser mais detalhado e conclusivo. Obrigado pelo compartilhamento.

    ResponderExcluir
  5. Gloria a DEUS estudo da palavra abencoado!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Muito esclarecedor esse estudo, era o que procurava para tirar minhas dúvidas, que Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir
  8. PERGUNTO: SÉRÁ ENTÃO QUE ESSA MULHER SOFRESSE NA VERDADE UMA REJEIÇÃO POR NÃO MAIS ADORAR ESSES dEUSES COMO O RESTO DE SEU POVO?
    GRATO

    ResponderExcluir
  9. Já eu, tenho uma opinião um pouco diferente. Acredito , que os maridos não eram pessoas físicas ,como também defende o irmão. Jesus parte de uma coisa real , para introduzir uma alegórica. Como ,por exemplo ele pede água para beber, para levar a conversa para um patamar espiritual. Do mesmo modo ,ele diz para a mulher chamar o marido dela , mesmo sabendo que ela não tem marido. Aquela mulher Samaritana, na verdade, poderia ser uma seguidora da lei de Moisés , representado pelos cinco livros da Bíblia , o pentateuco. O fato de Jesus ter interesse de passar por Samaria, é porque ele veio buscar as ovelhas perdidas de Israel, e aquela mulher era uma delas. a prova de que a quela mulher era conhecedora profunda da lei de Moisés, é Jesus está disposto a ouvir também sua torah, quando diz dá-me de beber.quanto ao sexto marido, é apenas uma figura de linguagem, visto que não havia marido nenhum no presente .dito pela própria mulher "não tenho marido". O sexto marido ,representa a situação atual da mulher Samaritana ao falar com Jesus: uma mulher insegura.jesus quer nos levar a um patamar de fé e amor a Deus e a sua palavra , patamar esse que transcende a simples observância a lei de Moisés. Que equivale a " adorar a Deus em espírito e em verdade". Ou seja , Jesus queria para aquela mulher, o que sugeriu ao jovem rico que observava todos os mandamentos da lei de Moisés .mas, como a mulher Samaritana, estava sentindo vazio e com dúvidas. Que era chegar a perfeição.

    ResponderExcluir
  10. Os cinco maridos, significa a lei de Moisés, a torah. Representados pelo cinco primeiros livros da Bíblia

    ResponderExcluir